6.jpg
   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    RegistarRegistar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar                     
REUNIÃO APFERTILIDADE - DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Novo Tópico   Responder a Mensagem
Índice do Fórum -> Notícias
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
catyjoão
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Leiria - Sócia n.º 2096

MensagemColocada: 01 Fev, 2010 11:21 
Assunto:
Responder com Citação

Eu valorizo e admiro tudo o que APF tem feito por nós, e não duvido que haja benefícios no Fértis, mas será que o que traz de bom, é superior ao que traz de mau?

As meninas que estão em grandes listas de espera, se calhar era mais em conta tentarem noutro hospital mesmo que mais longe do que ir para o privado, aliás se estão em lista de espera é porque não tem possibilidades de ir para o privado.

Desculpem mas estou mesmo muito revoltada em limitarem-nos os tratamentos………já me fartei de chora só de pensar nisso, não entendo, cada dia que passa sinto-me mais triste por pertencer a este país………………

-Marido operado varicocele....Resultado + zoides e + rápidos.
- Protocolo curto, FIV, 1 embrião, dia 28/7 beta= 32, Dia 30/7 beta=58, Dia 02/08Desceu (-)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Olinda
Moderador
Moderador

Local/Origem: Sobral Monte Agraço

MensagemColocada: 01 Fev, 2010 11:25 
Assunto:
Responder com Citação

Atenção que o fertis é um programa do estado, não da APFertilidade...

Iniciei processo de adopção em Abril 2007
APFertilidade nº 156
Madrinhas e afilhadas ver perfil!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
catyjoão
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Leiria - Sócia n.º 2096

MensagemColocada: 01 Fev, 2010 11:43 
Assunto:
Responder com Citação

Sim eu sei, mas é um programa que pelo que me parece a APF "apoia"!

-Marido operado varicocele....Resultado + zoides e + rápidos.
- Protocolo curto, FIV, 1 embrião, dia 28/7 beta= 32, Dia 30/7 beta=58, Dia 02/08Desceu (-)
Elsa S
Moderador
Moderador

Local/Origem: Holanda/Portugal

MensagemColocada: 01 Fev, 2010 11:44 
Assunto:
Responder com Citação

Compreendo que este novo sistema seja difícil de entender para alguns casais que até agora poderiam fazer tratamentos em diferentes hospitais ao mesmo tempo.

No entanto, gostaria de salientar que, na maior parte dos países europeus o sistema que é utilizado é este. Posso dar-vos o exemplo da Holanda. Os casais têm direito a 6 ttt's de IIU e 3 FIV/ICSI comparticipados. Também não podemos estar inscritos em dois hospitais, mas sim pedir uma segunda opinião e continuar os ttt's num outro centro se assim o desejarmos. Como a APFertilidade já explicou deste modo todos os casais terão o mesmo direito e, se o sistema funcionar, irá haver uma redução nas listas de espera.

Claro que concordo que não deveria de haver um limite no número de ttt's mas, infelizmente, este é um facto em quase todos os países europeus e não só em Portugal. Há países em que o número de ttt's é superior a 3, mas nunca indefinido.

É importante ter em consideração os prós e os contras do sistema. E uma das vantagens quando o sistema funcionar em pleno será que os casais terão oportunidade de fazer os ttt's em menos espaço de tempo o que aumenta a chance de sucesso. Vários estudos o mostram. Neste momento é possível fazer mais ttt's mas com espaços de tempo muito grandes, diminuindo assim a chance de sucesso do ttt.

Pessoalmente penso que este é um passo positivo parsa o bom caminho. Parabéns à APFertilidade por mais uma etapa superada!

Elsa S

*1 aborto retido 8s2d, curetagem 10s4d: Dez.08
*Trombofilias+imunidade normal
*08/08/09 - Novo positivo!

*O Matthew nasceu saudável a 22/03/10, de 35s5d com 2790gr Smile!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
mmnsjr
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: 01 Fev, 2010 11:59 
Assunto: Questões?
Responder com Citação

Antes de mais gostava de dar os parabéns à APF. Acompanho o vosso trabalho há pouco tempo mas não tenho dúvidas que têm tido um papel fundamental na defesa de quem sofre desta doença. Sou sócia desde o dia do diagnóstico.

Mas depois de ler a vossa informação, fiquei com as seguintes dúvidas:
- como nada é dito, significa que quem já tem filhos vivos passa a ter acesso aos tratamentos (actualmente alguns hospitais recusam tratar casais com filhos)?
- o que vai acontecer a quem já está inscrito a aguardar 1ª consulta em vários hospitais? E quem já está em lista de espera em vários hospitais?
- e como vão ser tratados os casos de pessoas que já fizeram ciclos de tratamento? Esses ciclos contam ou vão partir agora do zero?

Como iniciei agora a minha caminhada que vai necessariamente passar pelos tratamentos de 2ª linha, é importante saber estes detalhes para decidir iniciar pelo público ou pelo privado.

Mais uma vez muito obrigada

Nicolau Gomes
Moderador
Moderador

MensagemColocada: 01 Fev, 2010 12:40 
Assunto:
Responder com Citação

Reforço o que a Elsa escreveu. O que foi anunciado para 2011 coloca Portugal ao nível do que se faz nos países do mundo com mais apoios aos tratamentos de PMA. É preciso colocar as coisas em perspectiva: em 2006 não havia propriamente rede pública para a PMA em Portugal, apenas pontos avulsos, com listas de espera intermináveis; os medicamentos custavam quase o dobro; não havia sequer regulação própria etc. etc. Nesta área, como noutras, não é razoável esperarmos mais apoios do que o oferecido actualmente pelos países mais ricos!

O Fértis é essencial para regular a PMA em Portugal, a bem de todos e de um acesso justo e igual. Todas as pessoas, independentemente de terem filhos e de terem já feito tratamentos em qualquer hospital, partem do 0: a partir do seu lançamento, os casais com indicação de FIV/ICSI têm acesso a 3 tratamentos. Em síntese:

Acesso:
- Às consultas de infertilidade: todos os casais independentemente da idade da mulher
- Aos tratamentos de 1ª linha: Todos os casais cuja mulher tenha idade inferior a 42 anos (41 anos menos 1 dia)
- Aos tratamentos de 2ª linha: Todos os casais cuja mulher tenha idade inferior a 40 anos (39 anos menos 1 dia)
- Segundos filhos: Todos os casais com 1 filho em comum resultante de PMA; todos os casais com 1 filho em comum a quem foi diagnosticada infertilidade secundária; todos os casais com filhos de relacionamentos anteriores e sem filhos em comum.

Nº tentativas:
- Induções de ovulação: sem limite
- IIU e tratamentos de 2ª linha: até 3 tratamentos
Caramelo
Membro Prata
Membro Prata

MensagemColocada: 08 Fev, 2010 15:00 
Assunto:
Responder com Citação

Olá boa tarde

Foi com grande felicidade que li esta noticia a umas semanas atras.

Mas me deparei com um grave problema que ate agora ninguem me soube explicar. Nem direcção geral de saude, nem hospitais publicos que tem centro de PMA, nem centros privados.

Ja liguei ate inclusiva para a apfertilidade e fiquei a aguardar o telefonema ou email que me dizeram que enviariam a dizer que centros publicos aceitam um casal de 37 e 39 anos.

ja pesquisei pela net e nao ha nem 1 unico local que indique o seguinte.

O programa fertis ja está em vigor?
Que centros publicos de PMA ja estão a funcionar sobre estas regras?
Que centros publicos estão a cumprir o despacho de novembro de 2009 em que força a recuperação de casais em lista de espera serem reencaminhados para centros privados sendo os tratamentos de FIV, ICSI pagos pelo SNS?

Estas questoes ainda ninguem me soube responder Sad
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
sona
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: Ericeira Madrinhas Luz: Susana Pina e Olinda; Afilhadas: imc e namarques

MensagemColocada: 11 Fev, 2010 23:03 
Assunto:
Responder com Citação

Muito bem! Grande Associação esta!

CrisMs
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Maia - Porto

MensagemColocada: 02 Mar, 2010 17:30 
Assunto:
Responder com Citação

Muitos Parabéns APFertilidade!

Step by step vão conseguindo grandes coisas.

bjos

2ª e 3ª ICSI canceladas
4ª ICSI - Jan./08 (-)
1ª ICSI c/ doação ovócitos - Maio/09 (-)
2ª ICSI c/ doação ovócitos - Fev./10 (+) = gravidez bioquimica.
Continuo Acupunctura + Fitoterapia e a aguardar por nova dadora compatível... (será o último ttt)
net
Membro Diamante
Membro Diamante

Local/Origem: Região Centro

MensagemColocada: 03 Mar, 2010 0:31 
Assunto:
Responder com Citação

Obrigada APF por tanto fazerem por esta causa tão nobre.
Net

2ª/3º/4ª IIU (-) - IVI
FIV/ICSI - Maio 2009...Foi desta (+) - IVI
Dil
Membro Diamante
Membro Diamante

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: 04 Mar, 2010 1:13 
Assunto:
Responder com Citação

Passo a passo... Anseio pelo dia em que as seguradoras sejam obrigadas a aceitar a infertilidade como doença que ela é e a comparticipar os tratamentos realizados no privado... Continuem!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum -> Notícias Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens