FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    RegistarRegistar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar                     

codigo do trabalho_PMA
Índice do Fórum -> Infertilidade
Novo Tópico   Responder a Mensagem
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
Autor Mensagem
Marlene Rodrigues
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 14:48 
Assunto:
Responder com Citação

Olá queridas Smile
Dsclp mas fiquei sem perceber onde estava escrito q para além das faltas por PMA serem justificadas serão tb remuneradas a 100% Confused Dsclp a minha ignorância Embarassed mas de facto estou farta de pesquisar e ñ encontro nada q diga q essas faltas (mm com declaração médica) são remuneradas apenas justificadas Rolling Eyes Na minha optica o facto de serem justificadas ñ implica o seu pagamento a 100% embora me desse mto jeito q assim fosse Rolling Eyes Wink
Gostava de pedir a quem me conseguisse arranjar a lei onde isso está escrito para poder falar com a minha entidade patronal e no meu próximo ttt poder usufruir disso Wink
Obrigada pela vossa preciosa ajuda Very Happy
Bjcas ferteis a todas Very Happy

Afilhada quida: Cátia Rubina Wink

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
caracol
Membro Platina
Membro Platina

Local/Origem: Lisboa/Barcarena

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 15:25 
Assunto:
Responder com Citação

Marlene Rodrigues escreveu:
Olá queridas Smile
Dsclp mas fiquei sem perceber onde estava escrito q para além das faltas por PMA serem justificadas serão tb remuneradas a 100% Confused Dsclp a minha ignorância Embarassed mas de facto estou farta de pesquisar e ñ encontro nada q diga q essas faltas (mm com declaração médica) são remuneradas apenas justificadas Rolling Eyes Na minha optica o facto de serem justificadas ñ implica o seu pagamento a 100% embora me desse mto jeito q assim fosse Rolling Eyes Wink
Gostava de pedir a quem me conseguisse arranjar a lei onde isso está escrito para poder falar com a minha entidade patronal e no meu próximo ttt poder usufruir disso Wink

Olá, Marlene
no artigo 249º das faltas, diz que é considerada falta justificada
"d) A motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador, nomeadamente observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente ou cumprimento de obrigação legal;"

Mais à frente no artigo 255º
"1 – A falta justificada não afecta qualquer direito do trabalhador, salvo o disposto no número seguinte.
2 – Sem prejuízo de outras disposições legais, determinam a perda de retribuição as seguintes faltas justificadas:
a) Por motivo de doença, desde que o trabalhador beneficie de um regime de segurança social de protecção na doença;
b) Por motivo de acidente no trabalho, desde que o trabalhador tenha direito a qualquer subsídio ou seguro;
c) A prevista no artigo 252.º;
d) As previstas na alínea j) do n.º 2 do artigo 249.º quando excedam 30 dias por ano;
e) A autorizada ou aprovada pelo empregador.
3 – A falta prevista no artigo 252.º é considerada como prestação efectiva de trabalho."

Tendo em conta que o artigo 249º, alínea d), não está contemplado nos casos excepção, tal significa que as faltas dadas não afectam qualquer direito do trabalhador (inclusivé a remuneração correspondente a esses dias).

Espero ter esclarecido a tua dúvida.

Neste link, podem consultar o código de trabalho: http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_indice.html

Muito obrigada a quem partilhou esta informação tão importante e que tanta gente desconhecia, inclusivé eu.

Out10: MAC ICSI Sad; Set11: HPP FIV/ICSI Sad; Fev.12 HPP TEC Sad
Início proc. de adoção - Agosto 2012
Madrinha: crisscd Afilhada: sonia.loucao

Editado pela última vez por caracol em 23 Mai, 2011 15:39, num total de 1 vez

mmnsjr
Membro Platina
Membro Platina

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 15:36 
Assunto:
Responder com Citação

Silbita escreveu:
mmnsjr escreveu:
De facto, o artº 209º diz que a falta é considerada justificada.
Mas o 245º não tem a ver com remuneração das faltas (Efeitos da cessação do contrato de trabalho no direito a férias). Deves estar a falar do 255º.

Tb acho que temos direito à justificação da falta mas fico na dúvida se se perde ou não o direito à remuneração. Pelo menos, desconhecia que tivessemos esse direito.

Querias dizer 249º certo?
Estás a ter então a mesma duvida que eu....

sim, claro, enganei-me
já corrigi

Silbita
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Vila Real Sto António

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 16:27 
Assunto:
Responder com Citação

caracol escreveu:
Olá queridas Smile

Olá, Marlene
"d) A motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador, nomeadamente observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente ou cumprimento de obrigação legal;"

"1 – A falta justificada não afecta qualquer direito do trabalhador, salvo o disposto no número seguinte.
2 – Sem prejuízo de outras disposições legais, determinam a perda de retribuição as seguintes faltas justificadas:
a) Por motivo de doença, desde que o trabalhador beneficie de um regime de segurança social de protecção na doença;
b) Por motivo de acidente no trabalho, desde que o trabalhador tenha direito a qualquer subsídio ou seguro;
d) As previstas na alínea j) do n.º 2 do artigo 249.º quando excedam 30 dias por ano;
3 – A falta prevista no artigo 252.º é considerada como prestação efectiva de trabalho."

Tendo em conta que o artigo 249º, alínea d), não está contemplado nos casos excepção, tal significa que as faltas dadas não afectam qualquer direito do trabalhador (inclusivé a remuneração correspondente a esses dias).

Neste link, podem consultar o código de trabalho: http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_indice.html

Muito obrigada a quem partilhou esta informação tão importante e que tanta gente desconhecia, inclusivé eu.

É também a minha interpretação...
Muito interessante e útil...
Obrigada

o9.12.09 - Beta Negativo
(1 embrião congelado...)
07.10.11 - TEC
19.10.11 - Positivo!!!! (305)

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Silbita
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Vila Real Sto António

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 16:32 
Assunto:
Responder com Citação

mmnsjr escreveu:
Silbita escreveu:
mmnsjr escreveu:
De facto, o artº 209º diz que a falta é considerada justificada.
Mas o 245º não tem a ver com remuneração das faltas (Efeitos da cessação do contrato de trabalho no direito a férias). Deves estar a falar do 255º.

Tb acho que temos direito à justificação da falta mas fico na dúvida se se perde ou não o direito à remuneração. Pelo menos, desconhecia que tivessemos esse direito.

Querias dizer 249º certo?
Estás a ter então a mesma duvida que eu....

sim, claro, enganei-me
já corrigi

Wink

o9.12.09 - Beta Negativo
(1 embrião congelado...)
07.10.11 - TEC
19.10.11 - Positivo!!!! (305)

pincelix
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 16:58 
Assunto:
Responder com Citação

Então basta o médico passar uma declaração e apresenta-se no trabalho, é isso?

Obrigada pela informação, meninas, é muito útil!

1ª ICSI HPP Abril 2011 (cancelada - hiperestim.)
1ª TEC HPP Setembro 2011 (-)
2ª ICSI HPP Novembro 2011 (-)
3ª ICSI MAC Maio 2012 (-)
4ª ICSI HPP Novembro 2012 (-)
5ª ICSI MAC Junho 2013 (-)

pins
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 19:34 
Assunto:
Responder com Citação

pins escreveu:
Essa declaração é algum modelo especial? Se não é, o que deve constar na declaração? Também é válido para funcionários públicos (professores)?
Desculpem tanta pergunta mas esta informação é muito importante.
Milhões de beijos
Margarida

Ana C podes por favor esclarecer-me nestes pontos?
Muito Obrigada.
Beijinhos
Margarida

Sofia C
Membro
Membro

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 19:47 
Assunto:
Responder com Citação

Olá boa tarde,
Na minha 1ª mensagem mencionei o artigo 245, mas efectivamente o correcto é o artigo 255º (efeitos de falta justificada). o artigo 249, alinea d) (tipo de falta d) facto não imputavel. na altura estava a escrever de memoria e não validei o nº.
A falta é justificada e remunerada pois o artigo 255 determina quais as faltas que determinam perda de retribuição e a alinea d) do 249 não consta lá.
Eu tb tive varias duvidas, principalmente no que respeita ao tempo/periodo a que se aplica esta falta (dias?, horas?, só no dia da inseminação/FIV?). Por essa razão contactei a ACT e a CITE, e fui pessoalmente à loja do cidadão - ACT, questionando-os. Não foi de imediato uma resposta rapida. A jurista teve de ir analisar os factos e validar a resposta, mas recebi essa resposta: o legislador ao colocar evidenciada esta falta como facto não imputavel, quis torná-la diferente de outros casos de saude/doença. Todas as faltas justificadas como facto não imputavel são remuneradas pela entidade patronal. contam é para o absentismos, ou seja perdemos os 3 dias adicionais de ferias para o ano, mas isso já o perdiamos com baixa medica.

os medicos desconhecem muitas vezes estas situações. O documento para o efeito é uma simples decalração do medico que nos acompanha em PMA onde menciona os dias necessarios para observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente ou cumprimento de obrigação legal;
devidamente assinada e com vinheta
Eu não sou da area de direito, transmito somente aquilo que me foi transmitido e validado como certo. Eu no ano passado tb estive varias vezes de baixa...
Com efeitos retroactivos, penso que já depende da entidade patronal aceitar isso ou não...
beijinhos a todas Smile

1 Fiv (c hiperestimulação) - negativo
1 Fiv - negativa, mas 6 embrioes congelados com mto boa qualidade
2 tec - 1ºBeta (+41), mas 1º ecografia - negativo! 2º Beta (-)

LMSilva
Membro Prata
Membro Prata

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 19:49 
Assunto:
Responder com Citação

Silbita escreveu:
caracol escreveu:
Olá queridas Smile

Olá, Marlene

É também a minha interpretação...
Muito interessante e útil...
Obrigada

Muito obrigado desde já pela partilha e pelo esclarecimento. O meu cunhado estudou direito e por isso vou pedir-lhe ajuda para confirmar tudo isto.
Chateia-me um pouco ter de contar tanta coisa pessoal... Apesar da minha chefe saber se um dia precisar de usar este decreto lei vou ter de informar os recursos humanos que nem devem fazer ideia desta lei... Mas seja como for, é muito bom estar informada.

Mais uma vez OBRIGADO!!!

Entrada em lista de espera para ICSI na MAC em Dezembro 2011 (Nº 2888)
Inicio Protocolo longo para ICSI: Abril 2013 - Afinal foi FIV - Transferência de 2 embriões lindos 06-05-2013 - 1º Beta 114, 2º Beta 358 Very Happy
DPP 26-01-2014!!

pins
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 19:57 
Assunto:
Responder com Citação

Obrigada pela preciosa ajuda.
Beijinhos

Sofia C
Membro
Membro

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 20:36 
Assunto:
Responder com Citação

Alguem me pode informar como podemos tornar estas mensagens inamoviveis neste forum?
Obrigada Wink

1 Fiv (c hiperestimulação) - negativo
1 Fiv - negativa, mas 6 embrioes congelados com mto boa qualidade
2 tec - 1ºBeta (+41), mas 1º ecografia - negativo! 2º Beta (-)

ppessoa
Membro Diamante
Membro Diamante

MensagemColocada: 23 Mai, 2011 23:39 
Assunto:
Responder com Citação

Seria de facto, importante este tópico ser inamovível...
Se é um direito que nos assiste devemos usufruir dele, e com o tal, todas as pessoas deviam ser informadas...
Obrigada pela partilha... Wink

FIV (-) privado/ 28fev2011
ICSI(+) privado/ 14Maio2011 Não evolutiva
TEC 22 Dez 2011(+) Não evolutiva
FIV hsm Out 2012 (+) perdi o meu anjinho ás 17 sem por insuficiência istmica-cervical Sad
Fiv hsm set 2013 (+) grv. Bioquimica

mjm
VIP
VIP

MensagemColocada: 24 Mai, 2011 2:09 
Assunto:
Responder com Citação

ppessoa escreveu:
Seria de facto, importante este tópico ser inamovível...
Se é um direito que nos assiste devemos usufruir dele, e com o tal, todas as pessoas deviam ser informadas...
Obrigada pela partilha... Wink

Beijinho Grande Querida!
Força!

MRR
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: 13 Jun, 2011 17:33 
Assunto:
Responder com Citação

Arrow Arrow Arrow Wink

FIV c/ DGPI-02/09(Punção)
FIV c/ DGPI-12/10
1 blastócito normal sem implantação
Gravidez natural 2011:Filhota linda e saudável
Sócia nº 2864

Elsa S
Moderador
Moderador

Local/Origem: Holanda/Portugal

MensagemColocada: 13 Jun, 2011 19:27 
Assunto:
Responder com Citação

Se gostariam de colocar o tópico como Inamovível podem pedir a uma das moderadoras do fórum: a Marta ou a Angélica, por exemplo Wink !

Beijinhos!

Elsa S

*1 aborto retido 8s2d, curetagem 10s4d: Dez.08
*08/08/09 - Novo positivo!

*O Matthew nasceu saudável de 35s5d com 2790gr Smile

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum -> Infertilidade Todos os tempos são GMT
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
Página 2 de 7

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens