FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    RegistarRegistar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar                     

FIV e trompas obstruídas
Índice do Fórum -> Infertilidade
Novo Tópico   Responder a Mensagem
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Ir à página 1, 2  Seguinte
Autor Mensagem
caracol
Membro Platina
Membro Platina

Local/Origem: Lisboa/Barcarena

MensagemColocada: 11 Jun, 2009 9:16 
Assunto: FIV e trompas obstruídas
Responder com Citação

Na última consulta que tive de infertilidade a médica informou-nos preto no branco, e depois de discutir a minha situação com a sua equipa de colegas, que teríamos de recorrer a uma FIV.
O ideal seria poder recorrer-se a uma laqueação das trompas pelo facto das mesmas estarem cheias de líquido.
A questão mais delicada é que devido a todo o meu historial clínico quer uma cirurgia com furinhos, quer com barriga aberta implicam demasiados riscos para a minha saúde (esta situação já me tinha sido alertada num outro hospital, onde anteriormente fui seguida).
A médica é de opinião que o mais sensato seria partir para uma FIV com a esperança que o líquido das trompas não reflua para o útero. Se as mesmas estiverem obstruídas em ambos os topos, o risco de refluxo é bastante menor, pois o líquido está ali concentrado.
Perguntou-me se eu tinha muito corrimento. Por acaso, não. A médica disse-me que as mulheres que normalmente têm trompas a fazer refluxo têm normalmente muito corrimento, pois trata-se da expulsão desse líquido. Assim sendo, poderia de facto ser uma boa sintomatologia essa minha ausência de corrimento.
Ficámos de pensar no assunto e depois dizermos alguma coisa sobre as nossas decisões.
Confesso que vim para casa com a cabeça cheia de dúvidas e mesmo muito preocupada, pois dada a taxa tão baixa de sucesso num tratamento destes (entre 20 a 40%) parece-me que no meu caso esta é mesmo pequena porque se está a partir para uma FIV completamente às escuras.
Alguém já fez ou conhece quem tenha feito uma FIV com umas trompas obstruídas e tenha resultado numa gravidez levada a bom porto?
Só depois de voltar para casa é que me assombrou outra dúvida.
Então e a eventualidade de uma cesariana (mais uma vez o mosntro de uma cirurgia)? Dos testemunhos que tenho lido parece-me que quase todas aquelas que conseguiram bebés por PMA na altura do parto foi cesariana. Confirmam esta minha ideia?
Obrigada pela vossa preciosa e sempre pronta ajuda.

Out10: MAC ICSI Sad; Set11: HPP FIV/ICSI Sad; Fev.12 HPP TEC Sad
Início proc. de adoção - Agosto 2012
Madrinha: crisscd Afilhada: sonia.loucao

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ang
Membro Prata
Membro Prata

Local/Origem: Luanda/Lisboa/Coimbra

MensagemColocada: 11 Jun, 2009 9:33 
Assunto:
Responder com Citação

Olá Caracol!

O meu diagnóstico principal de infertilidade foi o de trompas obstruídas. Digo principal, porque entretanto apareceram mais "coisas" para adicionar, prolactina alta devido a um microadenoma na hipófise e vários miomas no útero.

Enfim...devido ao diagnóstico de total obstrução tubária o unico recurso para poder engravidar foi a FIV. Fiz uma em Abril deste ano, o tratamento correu todo lindamente, conseguimos 3 embriões de muito boa qualidade, foram todos transferidos mas, infelizmente, nenhum se implantou. A possivel justificação do negativo deve-se ao crescimento dos miomas durante a estimulação, por esse motivo, actualmente estou em tratamento de redução dos mesmos para nova FIV daqui a 6 meses.

Para trompas obstruídas o tratamento a recorrer é a FIV, eu tive negativo devido aos miomas mas há muitos casos de positivos.

Quanto ao tipo de parto quando se engravida por FIV, não tem obrigatoriamente de ser cesariana. A minha médica disse-me e já li em vários sitios, que uma gravidez por PMA é semelhante às obtidas por metodos naturais, com os mesmos riscos, preocupações, cuidados e o parto depende dos factores naturais associados (organismo da mãe, posição do feto, etc)

Tem calma.

Boa Sorte

Bjs
Ang

JoanaS
Membro Platina
Membro Platina

Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: 11 Jun, 2009 9:34 
Assunto:
Responder com Citação

Olá companheira!

Só uma coisita... O problema de saúde que tens que te impede de fazer cirurgia tem a ver com a anestesia geral? É que alguns dos procedimentos, a cesariana, por exemplo, faz-se com epidural, o que significa que não há adormecimento e muito menos entubação!

Olha, eu tinha uma trompa com hidrossalpinge (a direita) e de facto quando fiz a 1.ª FIV não deu certo... Não sei se foi por ter a hidrossalpinge ou não... Também nao tinha mto corrimento e não tinha dores. Fiz a Laparoscopia para remoção dessa trompa e para libertar as aderências (eram mtas) que tinha. Fiquei com uma boa trompa esquerda e foi-me recomendado que tentasse engravidar naturalmente. Assim andámos durante uns meses, após os quais, não tendo havido qualquer gravidez, partimos para FIV de novo. E Graças a Deus, deu certo!!! Por isso, acho que te deves informar muito bem sobre cada um dos procedimentos (cirúrgicos ou não) que te propõem, vendo se é possível contornar esse problema de saúde que tens, porque realmente poderá valer a pena.
Mas se não for possível, não desanimes!! Porque há mtas meninas com obstrução bilateral das trompas e que até engravidam naturalmente!!! Shocked E com FIV também há muitas!!

Muita sorte!!

Beijinho

A tentar desde Ag/06
04/08:FIV(-)
06e11/08:2 TECs cancel.
11/07/08-Lapar:s/trompa dtªe s/aderênc.;Trompa esq.ok
03/09:FIV(+)698u/ml

caracol
Membro Platina
Membro Platina

MensagemColocada: 11 Jun, 2009 10:16 
Assunto:
Responder com Citação

Muito obrigada pelas vossas respostas. É sempre tão bom ler-vos, saber que estão desse lado, sempre atentas às nossas ansiedades, às nossas minhoquices, etc...
Respondendo à tua questão, JoanaS, a razão porque me é contraindicado que faça cirurgias, prende-se com o facto de já ter realizado várias de barriga aberta e ter muitas aderências, bridas e ansas, as quais aumentam cada vez mais, sempre que se recorra a nova cirurgia. Esta minha situação nada tem que ver com questões ligadas a anestesias.
Beijinhos para vocês. Desejo muita sorte nos novos tratamentos da ang e uma gravidez muito feliz para a JoanaS

SORRISO
Membro Elite
Membro Elite

MensagemColocada: 11 Jun, 2009 18:59 
Assunto:
Responder com Citação

Olá caracol Very Happy
Tb me foi diagnosticado hidrosalpinge bilateral e foi me aconselhado cirurgia já a fiz e estou neste momento a fazer a minha Fiv tenho muita esperança Very Happy Very Happy que tudo irá correr bem...
No teu caso só mesmo um médico para saber se realmente o risco da cirurgia é grande pke a nivel de sucesso penso que com cirurgia temos mais hipoteses...caso contrario eu não a teria feito.
Bjinhos e Boa sorte

Margarida Ferraz
Moderador
Moderador

MensagemColocada: 11 Jun, 2009 20:06 
Assunto:
Responder com Citação

Eu tbém tinha as trompas obstruidas e á primeira FIV fiquei grávida da Madalena.
Logo depois veia a Maria sem ttt.

Mta Sorte
Maggie

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
caracol
Membro Platina
Membro Platina

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 7:40 
Assunto:
Responder com Citação

Margarida Ferraz escreveu:
Eu tbém tinha as trompas obstruidas e á primeira FIV fiquei grávida da Madalena.
Logo depois veia a Maria sem ttt.

Mta Sorte
Maggie

Quando fizeste a tua 1ª FIV e resultou na tua Madalena, foi sem qualquer cirurgia às trompas? Estavam ambas obstruídas ou só uma delas?
Faz-me imensa confusão como é que com ambas as trompas obstruídas se consiga uma gravidez natural. É que nestes casos, o que a FIV vai fazer é saltar todo o processo em que as trompas estão implicadas para se conseguir a tão desejada gravidez.
Beijocas para vocês.

Susana Pina
Moderador
Moderador

Local/Origem: Azambuja

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 8:09 
Assunto:
Responder com Citação

Quando as trompas estão obstruidas a unica solução para se conseguir uma gravidez é mesmo recorrer à PMA (FIV, ICSI), por isso essa é a tua unica esperança.
Quanto a todas as meninas que tiveram filhotes através de tratamentos, nem todas são cesarianas, as percentagens são iguais às de gravidezes expontaneas.
Em relação a operares ou não, só vós como casal poderão decidir o melhor, mas vou dar a minha modesta opinião e é só mesmo a minha opinião que não quero que influencie em nada a tua decisão, acho que preferia operar, porque assim ficavas livre desse liquido e com maior probabilidade de uma melhor implantação dos embriões. As cirurgias com os furinhos (laparoscopias) são muito fáceis, de anestesias leves e não custam nada.

Qualquer decisão que tomes, estaremos cá para te apoiar e desejar que corra tudo bem.

Um bj grande
susana

13º ttt + perdi a Leonor e a Beatriz com 22 semanas
IVI-20º tratamento + A Marta chegou a 20/10/2011
Sócia APFertilidade nº83

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
sandocas
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: Algarve

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 8:36 
Assunto:
Responder com Citação

Ola Caracol!

No meu caso foi parto normal e não me parece k seja vulgar a cesariana em PMA. Os casos k tenho conhecimento não foram por cesariana!

Em relação ao teu problema, o meu era exactamente igual ao teu! Fiz laparoscopia mas não conseguiram fazer nada! O liquido entrava nas trompas e não saia (procedimento k me foi dito no decorrer da lapo)
Não me laqueram as trompas e fui imediatamente para FIV e voilá Laughing
No teu caso fazia a laparo para examinar o estado das trompas porque ires para FIV sem teres a certeza se elas purgam liquido para o utero é um tiro no escuro! Porque se o tratamento falhar vais sempre pensar que foi da dificuldade da implantação do embrião devido ao liquido. Com a laparo pelo menos ficavas com o diagnóstico completo!

Mas cada caso é um caso. No meu caso funcionou assim. Depende do estado das trompas mas foi-me dito k as minhas estavam mesmo "desgraçadinhas"!

Boa sorte para a decisão!
Bjs qualquer coisa já sabes!
Sandra

Infertilidade 5 anos (trompas obstruídas). Tive dois abortos espontâneos. MAC, HSM e na CLINICA CLIFER- 6 induções e 1ª FIV ++++(Fev.)
TEC 2ª viagem dia 17/02/2011- negativo
Afilhada: Joana LP

Olinda
Moderador
Moderador

Local/Origem: Sobral Monte Agraço

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 9:11 
Assunto:
Responder com Citação

Olá caracol, eu tambem tinha trompas "malucas" e fui operada pelos furinhos... Engravidei na 1ª FIV na MAC onde a taxa de sucesso é 25% por isso não duvides que acontece Wink
Quanto ao parto o meu tambem foi normal e numa gravidez de PMA as cesarianas são as mesmas que numa gravidez natural...
Beijinho e boa sorte.

Iniciei processo de adopção em Abril 2007
APFertilidade nº 156
Madrinhas e afilhadas ver perfil!

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
filipacc
Membro Diamante
Membro Diamante

Local/Origem: sócia 1081

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 9:27 
Assunto:
Responder com Citação

Olá
Não podi adeixar de comentar, há umas semanas tb eu estava aqui a dizer que tinhahidrossalpinge e mesmo assim ia tentar ICSI.
Quando fiz o ttt fiquei pela punção pois havia líquido nas trompas e os médicos e biologo disseram que seria muito arriscado. Preparei-me para TEC, foi quando decidi fazer antes de ser operada, fui MUITO avisada por várias meninas para esperar a salpinguectomia c/ laparoscopia antes de tentar, mas fui na mesma. Conclusão bioquimica, ou seja o embrião bem tentou implantar mas terá sido "varrido" pelo líquido.
Foi um ciclo mto bem vigiado, não havia liquido algum na altura da implantação, mas pelos vistos terá aparecido depois.
Clínicamente só os teus médicos te poderão ajudar, não sei de onde és mas se quiseres posso dar-te o contacto do médico que me operou é um "expert" no assunto e julgo que nunca é de mais outra opinião!
Caso contrário terás de partir para os ttt sempre com uma menor % de sucesso, é um jogo ...
bjs e boa sorte

http://www.facebook.com/CosyThings?ref=hl

IVI Valência
ICSI inicio 15 Fev
TEC 27 Abril Gravidez bioquimica
27 Maio Salpingectomia bilateral
TEC 2 JULHO beta 15/7 321 Smile MENINA:)

Praia1
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: Santo André

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 10:49 
Assunto:
Responder com Citação

laparoscopia sem duvida...
É o que vou fazer..principlamnete para retirar a trompa q tem hidrossalpinge...e a outra se nao conseguir desobstruir por completo...e se tiver muito dilatada sai tb...com trompas assim é que nao da para engravidar...
É impossivelllllllll...
E nao é por mais uma opraçao q vais morrer.
Devias mesmo ler o livro sobre endometriose...
www.relativa.br
custa uns 24€ ja com portes e tudo.
Beijokas

Tenho 2 filhos lindos que são o brilho dos meus olhos

caracol
Membro Platina
Membro Platina

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 17:44 
Assunto:
Responder com Citação

Obrigada pelas vossas respostas Smile
A minha situação é mesmo complicada e já duas equipas de médicos diferentes mo disseram.
Eu vou até onde não colocar a minha saúde em risco. Depois disso, acho que é pura maluqueira e não quero um filho a qualquer preço.
Os médicos disseram-me que uma cirurgia por furinhos seria completamente inconclusiva, visto ter imensas aderências, ansas e bridas (não são da endometriose). Nesta situação não conseguem pelos furinhos ver nada. Foi o que me foi dito Sad
A solução passaria por fazer cirurgia de barriga aberta e piorar ainda mais a situação em que me encontro e haver riscos de infecção. Percebem o meu dilema Sad?

caracol
Membro Platina
Membro Platina

MensagemColocada: 12 Jun, 2009 17:53 
Assunto:
Responder com Citação

sandocas escreveu:
Em relação ao teu problema, o meu era exactamente igual ao teu! Fiz laparoscopia mas não conseguiram fazer nada! O liquido entrava nas trompas e não saia (procedimento k me foi dito no decorrer da lapo)
Não me laqueram as trompas e fui imediatamente para FIV e voilá Laughing

Olá, homónima Smile
Finalmente conheço alguém que conseguiu engravidar com FIV e com as trompas obstruídas. Isso dá-me alento e esperança. É sempre bom saber de casos destes.
Obrigada pela partilha do teu testemunho.
Beijocas

JoanaS
Membro Platina
Membro Platina

Local/Origem: Coimbra

MensagemColocada: 13 Jun, 2009 22:05 
Assunto:
Responder com Citação

Só queria dizer mais uma coisa a respeito deste assunto: atenção que trompas obstruídas e hidrossalpinge não são a mesma coisa!! A obstrução (que pode não ser total) não tem qualquer interferência num tratamento tipo FIV ou ICSI; já a hidrossalpinge, sendo uma infecção na trompa que origina a inflamação da mesma, pode ter, sem dúvida influência no tratamento, mesmo que FIV ou ICSI, pois como disse a filipacc o líquido proveniente desta infecção na trompa é altamente tóxico e quando não há obstrução total na extremidade final da trompa, ele drena directamente para o útero podendo impedir a nidação.
Por isso, uma dos sintomas da hrissalpinge é a presença de corrimento diferente (cor e cheiro), mas há quem não tenha qualquer sintoma, como foi o meu caso.

Beijinhos mto mto férteis a todas!

A tentar desde Ag/06
04/08:FIV(-)
06e11/08:2 TECs cancel.
11/07/08-Lapar:s/trompa dtªe s/aderênc.;Trompa esq.ok
03/09:FIV(+)698u/ml

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum -> Infertilidade Todos os tempos são GMT
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens