FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    RegistarRegistar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar                     

Amamentar no 1ºmês de vida do bebé - AJUDA!!
Índice do Fórum -> Pediatria
Novo Tópico   Responder a Mensagem
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Ir à página 1, 2  Seguinte
Autor Mensagem
TaniaPaulo
Membro Platina
Membro Platina

Local/Origem: Lordelo PRD

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 17:04 
Assunto: Amamentar no 1ºmês de vida do bebé - AJUDA!!
Responder com Citação

Olá meninas,

Preciso de ouvir as vossas sábias opiniões!!!

Como mamã de primeira viagem tenho esta cabecita cheia de dúvidas no que toca à amamentação.

Na consulta com o pediatra aos 15 dias de vida, o Lucas tinha recuperado 70gr das 170gr que perdeu nos primeiros dias. O pediatra disse-me que estava tudo bem e para continuar apenas com o leite materno, nada de misturar suplementos porque depois ele ia habituar-se ao biberão e não ia querer mais a maminha. Mas a enfermeira achou que ele devia ter aumentado mais e disse-me para insistir nas mamadas, acordá-lo de 3h em 3h e dar-lhe a mama e insistir dar as duas mamas em cada refeição.

Eu bem que tento, mas é dificil...ele dorme cerca de 3h ou 4h entre as mamadas, mama 10 a 15 minutos numa maminha e adormece profundamente, não adianta cócegas nos pés, mexer no queixo ou pescoço, porque mesmo que acorde não abre a boca para voltar a mamar!! Será suficiente???? Confused Shocked

Para além disso, tenho os bicos numa miséria, como insisto nas mamadas, ele por vezes não faz bem a pega e os mamilos é que pagam. A cada mamada, só tenho vontade de chorar, é uma dor horrivel quando ele começa a puxar!!! Tenho sofrido mais com os mamilos sensiveis do que com as dores depois da cesariana!!!

O que faço em relação a isto?? Já comprei os bicos de silicone mas o Lucas fica com cólicas e insatisfeito...já coloquei a pomada Purelan, mas para já ñ sinto melhoras!! Já não sei mais o que posso fazer!!!! Crying or Very sad

Marido:teratozoospermia,e descoberta de um tumor benigno na hipófise;iniciou Parlodel para "eliminar" o tumor...Já não preciso da consulta em Gaia:ESTOU GRÁVIDA!!! Smile (29/07/2010++++++) O nosso tesouro nasceu a 14/03/2011

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
SOCAMI
Membro Elite
Membro Elite

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 17:53 
Assunto:
Responder com Citação

Não é fácil...
eu tb tive os bicos assim... e sempre usei bicos de silicone...
O que me ajudou foram a s conhas da chico p que os bicos ficassem ao ar...
se ele não perder peso vai dando maminha e sê paciente em relação às dores... faz parte... depois passa (apesar de parecer q nunca mais passa).
bjs e as melhoras

IVI-1 icsi(+++)Abril/10 1ª beta:294 Smile
Nov-2012 Gravidez espontânea Smile

Tudo valeu a pena...Hoje sou Mãe de 2 filhos maravilhosos !!

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Praia1
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: Santo André

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 17:58 
Assunto:
Responder com Citação

Em 15 dias 170gr é muito pouco na minha opiniao.
Sei que cada bebe é um bebe mas 170 é muito pouco. No minimo 200gr por semana.
Penso que deves de pedir outra opiniao pediatrica se nao estas satisfeita com a resposta da pedi do teu bebe.
O meu filhote no 1º mes aumentou 1640gr mas tb sei que não é o mais comum.
Sei de tantossss bebes que mamam e bebem suplemento durante "n" meses e nao é por isso que deixam a mama.
Qt as dores nas mamocas eu usei lansinhon que é semelhante ao purelan, mas os bicos tem de estar ao ar, se os tapas com os discos do soutien ou com o proprio soutien 50% do creme la se vai e pior q isso é, os bicos ficam colados e a descolar é pior a emenda que o soneto.
Comprei umas conchas da chicco que ajuda a formar bico, qd chega a hora da mamada começa automaticamente a pingar para dentro do recipiente, e os bicos arejam.
Foi a minha salvaçao.
Ah! e depois da mamada colocas uma gota de leite teu no mamilo que é o melhor sicatrizante.
Bjs

Tenho 2 filhos lindos que são o brilho dos meus olhos

anamar
VIP
VIP

Local/Origem: Algarve

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 18:09 
Assunto:
Responder com Citação

Aguarda pelo que a Helena te possa dizer sobre a amamentação. Posso dizer-te que o primeiro mês é a mais perfeita loucura e toda a gente tem sempre uma opinião. Terás de formar a tua.

A minha experiência diz-me várias coisas: cada bebé tem o seu ritmo próprio e aquilo que um bebé deve engordar não é necessariamente aquilo que outro deve engordar. As mães são diferentes, os leites são diferentes, os metabolismos também. Dito isto, tens de fazer opções - ou continuas a amamentar sem suplementos e aguardas, ou começas a dar suplemento.

Relativamente aos mamilos, tem paciência que é normal: leva mais ou menos um mês até se habituarem e deixar de doer. Custa um bocadinho, mas é por uma boa causa.

Boa sorte.

AB '07- IIU 25/1 (-) 21/2 (+) Fertimed '10 IIU 21/9 (-) 20/10 (+) 9sem Não evolutiva '12 IIU 30/3 (+)

paula-neca
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: viana do castelo; madrinha:carlahnunes- afilhadas-princesanina & picuinhas

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 18:14 
Assunto:
Responder com Citação

amiga... como sabes os meus primeiros meses n foram faceis... toda a gente me enchia a cabeça por causa do leite e eu ficava na duvida s estava a fazer bem... n liguei e continuei a amamentar... tinha vezes k engordava normalmente e outras n... e eu continuei a insistir, mas sempre na duvida com o k as pessoas diziam... agora está só LA e eu pensei agora vai engordar k s farta e vão continuar a criticar o meu leite... mas n... come bastante bem, mas o percentil dele continua na mesma... logo o meu leite estava bom... isso já eu sabia, mas de tanto sermos pressionadas ficamos na duvida... ainda mais sendo maes de primeira viagem... amiga segue o teu instinto e tenta n ligares a outras vozes.,.. s Deus me der outro filho vai ser tudo muito diferente,... ai vai vai....
na minha opiniao s eles estão bem é pk estão satisfeitos... o k me parece o teu caso....
quanto aos mamilos eu tive de usar silicone... bem tentei k ele fizesse o bico, mas acabou por me tirar um bocado de um...lol...eu tentava mas como tinha a mama muito cheia e deitava leite a boquinha escorregava e ele n conseguia pegar... tive de meter de silicone, mas realmente faz mais colicas...
amiga disfruta o maximo k puderes....Wink
k testamento...lol
beijinho muito grande

"A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro." - SOCIA Nº 759

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
madredeus
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: Estoril

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 18:19 
Assunto:
Responder com Citação

a anamar tirou-me todas as palavras da boca!

amamentação-bons conselhos=Helenac...eheheh Laughing Laughing

só te digo uma coisa....se soubesse o que sei hoje...nao tinha ido em cantigas de que tambem esta a aumentar pouco....e toma lá suplemento!
os bebes ficam baralhados e quanto mais pequenos pior...
é que na mama tem de fazer muita força para puxar o leite e no biberon é menos...logo aos poucos preferem o bib.
á pala disto e de má pega tambem muitas vezes o peito encaroçado, chegando a ter os 2 ao mesmo tempo, dores horriveissssssssss.

quanto aos peitos é ter paciencia....quanto ao suplemento...pensa bem... Confused

é apenas a minha modesta opiniao Rolling Eyes

Gravida pela 2ª vez TEC HSM

Mikado
Membro Elite
Membro Elite

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 18:50 
Assunto:
Responder com Citação

Se conseguires aguentar a amamentação não caias no erro do suplemento.
Tb acho que cada bebé tem o seu próprio ritmo. É normal no início ele dormir muito e não o conseguires acordar, é uma questão de dares tempo ao tempo.
E sim, o primeiro mês é uma loucura, mas acaba por passar Smile

Paula Pinto
Membro Elite
Membro Elite

Local/Origem: S. Pedro da Cova_Gondomar

MensagemColocada: 07 Abr, 2011 19:35 
Assunto:
Responder com Citação

Olá amiga, em relação ao peso, posso contar-te que a minha Leandra estava a aumentar cerca de 50 a 100gr por semana, num mês e meio só tinha engordado cerca de 500gr, então falei com a enfermeira e comecei a dar-lhe suplemento do enfalac 2 biberões por dia de 90ml, comecei a 2 semanas e conseguimos engordar 400gr, mantenho assim o leite materno e a Leandra começa a engordar.
Quanto aos peitos consigo te-los muito bem, tiro um pouco do leite e passo-o nos bicos e aureola dos peitos, uso o purelan que se pode manter mesmo durante a mamada não é necessário tirar e durante o dia uso os arejadores de ar da medela de forma a que o algodão quer de discos quer do sotien evitem tocar nos peitos e no caso de fisuras consigam cicatrizar.
Espero que corra tudo bem
Beijinhos

1º-ICSI HSJ 1ºbeta 02/06 44,8_ 2º beta 08/06 581
Nov/11- (+) Gravidez espontanêa
-----
Madrinha _ ni
Afilhada_ Holiday

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
anari
Membro Diamante
Membro Diamante

Local/Origem: Gaia

MensagemColocada: 08 Abr, 2011 14:19 
Assunto:
Responder com Citação

tania

passou-se a mesma coisa comigo, custou-me menos o parto em si e mais dar mama nas semanas seguintes ao nascimento da bébé

cheguei a equacionar desistir, mas por ela, continuei!

para as gretas coloquei a pomada Gretalvite, pois tinha gretas que doiam imenso e cheguei a sangrar, tanto que a Mariana bolsou sangue que tinha ido junto com o leite

a minha tb n se deu com os bicos de silicone e comprei da Medela umas "camaras" de plastico protectoras do mamilo que deixam o bico arejar e que evitam que fique em contacto com a roupa e/ou sotien.

vende-se na farmácia, são cerca de 12 euros

as melhoras e força aí!

bjinhos da Mariana para o Lucas!

Editado pela última vez por anari em 09 Abr, 2011 10:21, num total de 1 vez

susanam
Membro Diamante
Membro Diamante

MensagemColocada: 08 Abr, 2011 15:10 
Assunto:
Responder com Citação

Ola

Durante as mamadas, nao o vistas com muita roupa..ficam mais sonolentos. Veste-o mais para o fresquinho!
Relativamente aos mamilos depois das mamadas, nao te vistas logo...deixa as mamocas ao leu por uns minutos e podes aplicar o purelan ou mesmo um pouco do teu leite e deixar secar ao ar. No banho evita o gel de banho ou os sabonetes no peito.
Assegura-te que ele faca uma boa pega ...e' essencial!

Espero que as coisas melhorem

Beijinhos
Susana

HelenaC
Moderador
Moderador

Local/Origem: Faial

MensagemColocada: 08 Abr, 2011 16:11 
Assunto:
Responder com Citação

Pois muitas vezes os primeiros tempos são mesmo duros e complicados. Só a pessoa sabe como se sente com toda a mudança que implica tomar conta de um bebé.
Nos bebés recém-nascidos tem de se ter muito cuidado nos primeiros tempos com a questão do peso/actividade, a recomendação do teu médico para acordares regularmente o bebé parece-me boa e deves mesmo fazê-lo. Os teus mamilos não estão numa lástima pelo bebe mamar muito mas sim porque o está a fazer de forma incorrecta, isso pode explicar porque está tão dorminhoco e o aumento de peso está a ser mais lento que o costume.
Vou dizer isto de forma bastante explicita: é MUITO IMPORTANTE, para não dizer URGENTE, se realmente queres amamentar que contactes alguém que possa fazer uma avaliação da mamada de forma a corrigir pega e posicionamento de forma a extracção de leite se tornar mais eficiente, deixando assim tu de sentires dor, e o teu bebé tornando-se mais activo na mamada e com maior aumento de peso.
As minhas sugestões liga para uma das voluntária no lado esq. da página http://www.sosamamentacao.org.pt/ ou para a linha de apoio tel: 21 388 09 15 ( das 10 ás 18h), ou se tiveres próximo de ti algum cantinho de amamentação com uma conselheira em aleitamento materno que possa fazer a observação da mamada e ajudar... Até aos mamilos melhorarem e o aumento de peso estabiliza seria melhor manter contacto frequente com quem escolheres p ara te dar apoio.

www.sosamamentacao.org.pt
http://sosamamentacaopt.blogspot.com/

RaquelM
Membro Diamante
Membro Diamante

MensagemColocada: 08 Abr, 2011 17:19 
Assunto:
Responder com Citação

Querida,
tudo o que descreves se passou comigo, chorava dia e noite, foi desesperante a parte de alimentar o meu filho. Ainda hoje, por vezes, o é. Mas nunca dei suplemento e espero assim continuar.
Nos primeiros dias de vida eles dormem imenso, o meu não queria acordar para mamar, era um castigo! Mas tudo se vai superando, é normal, acredita e tu vais conseguir pelo teu filhote!
Ainda hoje em desespero, às vezes, pondero deixar a mama, é que tenho bicas enormes de leite a sair e ele engasga-se. Morro de medo das horas da mamada, porque sempre que se engasga, entro em pânico, mas estou confiante que tb isso havemos de superar...
beijinhos e força

2 TEC's
útero uniórnio + Terazospermia

Raquelm

arco iris
Membro Diamante
Membro Diamante

Local/Origem: moita

MensagemColocada: 09 Abr, 2011 0:24 
Assunto:
Responder com Citação

concordo com a anamar... olha melhor que ninguém conheces o teu pequeno bebé...e mesmo sendo o primeiro bebé, chama-se instinto. dizem que os melhores médicos dos filhos são o pai e a mãe...
só te posso dizer da minha experiência que se eles têm fome choram... mesmo k ganhe menos peso uma semana, recupera na outra! importante...serem saudáveis!!!
nunca tive problemas em amamentar, nunca usei uma pomada, nunca usei um disco, nunca usei uma concha... por isso não vou opinar. o santiago mama ainda e é um bebé que só mama durante 5a7min em cada mamada! desde que nasceu! e é um bebé normal... nunca chora com fome Wink é simplesmente assim.... bjs**

mjm
VIP
VIP

MensagemColocada: 09 Abr, 2011 2:36 
Assunto:
Responder com Citação

Minha Querida,
Passei para te deixar um Grande Beijinho.
Que corra tudo bem!
Felicidades

Nascer do Sol
Membro Ouro
Membro Ouro

Local/Origem: Cascais

MensagemColocada: 09 Abr, 2011 13:02 
Assunto:
Responder com Citação

Querida,

Se queres continuar a amamentar, penso que o que a Helena escreveu é de todo o mais aconselhado. Pede ajuda a alguém entendido!!

Estimo as tuas melhoras e desejo-vos muita Felicidade.

Beijinho muito grande

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum -> Pediatria Todos os tempos são GMT
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens