FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros    RegistarRegistar   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar                     

ADOPTAR EM PORTUGAL-REALIDADES
Índice do Fórum -> Adopção
Novo Tópico   Responder a Mensagem
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
MªPaula
Membro
Membro


Registrado em: 20 Nov 2006
Mensagens: 23
Local/Origem: coimbra

MensagemColocada: 27 Jun, 2007 13:38 
Assunto: ADOPTAR EM PORTUGAL-REALIDADES
Responder com Citação

Após ler o Artigo da Visão e como candidatos para adopção venho a explicar a situação real que nos temos e estamos a viver para conseguir ser PAIS:

Queremos um menino ou menina ate os 2 anos de idade, de qualquer raça e saudável.

Após um processo de avaliação que demorou quase 18 meses ( somos já especialistas em ter que esperar alêm do razoável) Somos candidatos para adopção de uma Criança de Cabo Verde desde Novembro 2006 (foi quando os nosso documentos chegaram ao pais após ter viajado para encontrar e constituir uma advogada), em Lisboa só te fornecem informações, as técnicas a verdade seja dita, são muito competentes e simpáticas, mais na prática toca a desenrascar-se porque não há ajudas concretas!
Também estamos na lista de adopção Nacional (para uma criança de esa idade e características a media de espera está no mínimo em 4 anos aqui na Segurança Social de Coimbra).

Artigo da Visão, CONCLUSÕES que eu tiro:

. Os Portugueses e os Residentes em Portugal só queremos Crianças Perfeitas (de preferência bebés loiros, de olhos azuis e muito bem comportados e inteligentes ).

. Os cidadãos residentes em outros países são melhores pessoas que nos (pelo menos que eu), não se importam de adoptar crianças mais velhas, doentes ou com deficiências.

. Temos a sorte e poder adoptar crianças de QUALQUER PAIS DO MUNDO (e pena não poder adoptar em outros planetas), embora o mais inteligente por ser mais simples será escolher só nos 47 países que ratificaram a convenção da Haia( seguro que á para todos os gostos e nos 4 cantos do mondo).

REALIDADES:

. Temos o direito como futuros pais adoptivos de poder definir aquelas crianças para as quais nos sentimos preparados para adoptar, a idade, a raça, o estado de saúde são questões demasiado importantes e que só os candidatos devem avaliar pessoalmente e pronunciar-se com total honestidade … acho o mais sensato do mundo, adoptar não é fazer caridade, trata-se de ser pais no sentido pleno da palavra e com responsabilidade de saber assumir o desafios.
Em outros paises Europeos existam mais meios e apoios de todo tipo para lidar com situações especiais.

. A Adopção internacional em Portugal é na realidade quase inexistente (os números são quase simbólicos), no nosso caso as técnicas da nossa equipa de adopções consideraram Muito COMPLICADO entrar em um processo de adopção internacional( sempre tão animadoras) e logo em Lisboa só te aconselham adoptar em Cabo Verde , porque no resto de países na prática não é possível ( te falam de historias falhadas de adopções para Rusia, Colombia , Brasil é muito demorado e complexo , China nem pensar ,…) o seja se teoricamente podemos ADOPTAR EM TODOS OS PAISES DO MONDO , mais o mais sensato é escolher entre 47 países e na reaidade as escolhas limitan-se a 1-2 paises ,eu pergunto-me se no artigo estão a falar da nossa realidade ? ou estão a falar de um outro pais algures no planeta ?


Gostaria saber da vossa opinião, e vos animo a ligar e perguntar na Segurança Social de Lisboa (Autoridade Central em matérias de adopção Internacional) para que as pessoas interessadas em avançar para uma adopção Internacional fiquem esclarecidas da REALIDADE , sempre fomos muito bem tratados pela Dra. Graça Ribeiro e pela Dra. Ana Mafalda que estão muito bem informadas na matériae são uma simpatia.

Seg.Social Lisboa : 21-7920100

Oxalá as coisas melhorem com o tempo e pode ser que algum dia a gente tenha UMA VERDADEIRA CULTURA DE ADOPÇÃO....nos de momento continuaremos a Esperar e a Acreditar no nosso sonho de ser pais adoptivos .

Um último comentario( descolpen o abuso) Considero que os casais com filhos biológicos tambén deveriam ponderar a adopção de crianças ou no minimo o acolhimento ..parece que se trata só de uma alternativa para os que sufrimos de infertilidade ( quando me preguntam porque não adopto crianças mais velhas eu digo que não me sinto preparada em este momento ,se calhar em um futuro , mais animo sempre a quem me faz a pregunta a considerar esa opção....Porque não adoptas tu? )
ate por vezes sou tão radical que penso que deveria ser quase obrigatorio nas familias que têm condições acolher o adoptar crianças...Acho que nos faz ser um bocado melhores pessoas o poder partilhar a sorte que temos de ter uma familia, quando a tanta criança e no só que não têm um colo que abraçar.

_________________
3 ICSI negativas no ano 2006 -clinicaProf.Barros.

Em lista para adopção nacional desde agosto 2006 ( apos 18 meses de avaliação!!)

Adopção para Cabo Verde
2 de Setembro de 2007 por fin nos abraçamos com a nossa filha de 2 anos RAISSA PAOLA.



Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
nini
Membro Elite
Membro Elite


Registrado em: 15 Jan 2007
Mensagens: 2383
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: 03 Jul, 2007 11:28 
Assunto:
Responder com Citação

Querida, não podia concordar mais contigo...

O artigo da visão é muito mais cor-de-rosa do que a realidade da adopção internacional no nosso país... Embarassed Embarassed Embarassed

Eu apresento também o meu testemunho nessa matéria... o que nos é sempre dito cada vez que questionamos a adopção internacional é que é melhor ponderarmos bem, porque actualmente só é viável em Cabo Verde e mesmo aí não é um processo fácil.

Beijinhos e desejo-te a maior sorte do mundo no teu processo de adopção

_________________


Nascida em 1974. 3 ICSI's. Certificado de adopção em Julho 2007. Milagre em Setembro 2007. Cancelamento da adopção em Dezembro 2009
Sócia API nº 131



Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum -> Adopção Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1






 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum


Copyright© APFERTILIDADE - Associação Portuguesa de Fertilidade
Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução

 


Desenvolvido por www.take-eway.com
Powered by phpBB ©
| adicione aos favoritos |