|
Tratamentos no privado no fim do ano |
| 15-05-2008 | Jornal de Notícias Os casais inférteis que não conseguem ser tratados pelo serviço público vão começar, até ao final do ano, a ser encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde para o sector privado, anunciou a ministra da Saúde.
"Estamos a trabalhar num sistema informático para poder encaminhar os casais que não tenham acesso [a tratamentos no sector público] para serem enviados para o sector privado", declarou Ana Jorge, em Lisboa. A ministra estimou que até ao final deste ano os casais já possam ser encaminhados para o sector privado para os tratamentos com técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Referindo que no sector público já há actualmente alguns tratamentos e consultas de PMA, a governante reconheceu que a capacidade instalada no SNS é insuficiente para as necessidades dos casais portugueses. Ana Jorge disse ainda que foi pedido a todas as administrações regionais de Saúde que fizessem um levantamento das necessidades do sistema público relativamente às técnicas de PMA, para criar uma "rede de referenciação para o problema da infertilidade.
A lei geral da Procriação Medicamente Assistida foi publicada em 2006 e regulamentada em Fevereiro último. Em finais do ano passado, o primeiro-ministro, afirmou que o Governo avançará com apoios à PMA, comparticipando tratamentos em centros privados. Calcula-se que, nos países ocidentais, há entre 10 a 15% de casais inférteis Ler noticia no JN | | Jornal de Notícias |
|