A infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, com uma prevalência que se estima atingir cerca de 10% a 15% da população em idade reprodutiva, e que afeta um número crescente de pessoas em todo mundo. A escala do problema exige ação concertada por parte das diversas entidades envolvidas na saúde e no apoio social. De modo a implementar o seu programa, a APFertilidade solicitou e obteve em 2010 o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

A Associação Portuguesa de Fertilidade foi legalmente constituída no dia 20 de Maio de 2006, na sequência de um movimento cívico protagonizado por pessoas com problemas de fertilidade. Num país marcado por uma distribuição geográfica desigual dos centros de tratamento, ausência de legislação específica, limitação no acesso a técnicas, falta de informação e por um desinteresse pelas questões médicas, psicológicas, sociais e económicas, relacionadas com esta doença, a APFertilidade tem como missão apoiar, informar e defender esta comunidade.

Desde a sua fundação, a APFertilidade conta sobretudo com a generosidade e o voluntariado dos seus associados, tendo vindo a avançar de modo sustentado com um programa de ação que, tendo começado por colocar a infertilidade na agenda pública, se centra atualmente no apoio e na inclusão (legal e social) de todas as pessoas com este problema. O site da associação pretende funcionar como um grande centro de informação, orientado para a comunidade e para o indivíduo e focado no debate sobre as questões legais, médicas e científicas relacionadas com a fertilidade.

OBJETIVOS

Apoiar

Apoiar e promover as assistências médica e psicológica de todas as pessoas com problemas de fertilidade em Portugal.

Promover

Defender a constituição de uma rede de centros de tratamento (públicos e privados) geograficamente equilibrada, sujeita a certificação e publicitação de resultados.

Debater

Promover o debate público e científico sobre a fertilidade, nomeadamente através do patrocínio de encontros científicos e ações de divulgação.

Informar

Construir uma base de informação detalhada sobre fertilidade em Portugal, incluindo um diretório dos centros de tratamento, um manual de fertilidade e informação sobre doação de gâmetas e adoção.

Formar

Criar uma rede nacional de aconselhamento e apoio psicológico, através de parcerias com entidades na área da saúde, contribuindo para a formação de profissionais e associados em regime de voluntariado.

Defender

Representar as pessoas com problemas de fertilidade junto das instituições e agentes privados e estatais.

CORPOS GERENTES

BAK02864
DIREÇÃO

PRESIDENTE
Cláudia Vieira
VICE-PRESIDENTE
Filomena Gonçalves
SECRETÁRIA
Marta Casal
TESOUREIRA
Marta Carvalho
VOGAL
Sandra Brás

MESA DA ASSEMBLEIA

PRESIDENTE
Elisabete Abrantes
1ª SECRETÁRIA
Olinda Dinis
2ª SECRETÁRIA
Carla Caseiro

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE
Bárbara Albuquerque
VOGAL
Sofia Caniço
VOGAL
Elsa Ferreira

Torne-se associado

Ao juntar-se à APF pode beneficiar de condições especiais em consultas, exames e tratamentos de fertilidade, assim como contar com uma rede profissional de apoio, orientação e aconselhamento.